Blog

Blog: A Ideologia do Algoritmo


Go to the profile of Lain Samui

A Ideologia do Algoritmo

A falta de conhecimento permite que as pessoas sejam manejadas como gado, escravizadas. Disso você bem sabe.

Mas dai ao algoritmo ter uma ideologia… O que acha?

Um algoritmo é algo que foi explicado como mecânico, impessoal, lógico. Pois bem. É mentira. Um algoritmo foi feito por seres humanos, segundo seus ideais. Ele é ideológico.

E de que forma ele seria ideológico?

Veja o algoritmo do youtube, por exemplo. Ele segue um sistema de recompensas (likes) que estimulam a produção de dopamina em seu cérebro. Ele estimula esta sua participação como em uma “gaiola de ratos” (experimento científico onde o rato tem que realizar tarefas para se alimentar). E este algoritmo sempre se organiza para lhe apresentar novos estímulos. O algoritmo busca filtrar e busca cada vez mais extremismo do assunto (mais Likes, mais Views, que se torna cíclico) que vai lhe atrair a atenção mais ainda.

Se você começar a pesquisar sobre corridas, por exemplo, ele vai sugerir ultramaratonas, se começar a pesquisar robótica vai apresentar os canais mais estranhos e extremos de como seria o mundo dominado por robôs, skynet e por ai vai. O algoritmo quer você clicando no botão de recompensa.

Ele não esta interessando em informar ou controlar a qualidade da informação. Isso é considerado subjetivo. Ele não está lá para lhe ajudar, você é uma cobaia, ou ainda, escravo.

O algoritmo é ideológico. E faz você acreditar que tudo isso é natural. E este é o melhor modelo de escravo. O que não o sabe que o é.

Imagine você que o youtube é apenas uma das plataformas, consegue ver este padrão em alguma outra rede social?

A princípio a falta de controle parece muito convidativo. Eles dizem ser a liberdade. Mas a verdade é que não é interessante um filtro de qualidade. Não há uma busca série por qualidade. Coisa que seria facilmente implementada pelos próprios usuários. Bastaria um algoritmo que considerasse os comentários, palavras chaves, etcetera.

Infelizmente o algoritmo tem ideologia, é não é das melhores e muito menos explicita.

Source: Artificial Intelligence on Medium

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top