Blog: #1 — O futuro da programação

Os serviços que utilizam redes neurais artificiais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Essa popularização exigirá uma mudança no mercado profissional, falando especificamente do mercado de programação computacional atual sabemos que existe uma diferenciação entre automação de processos de forma “inteligente” e automação de forma “preditiva”.
Os algoritmos preditivos são aqueles que o programador irá mapear o problema em questão, só então criará funções que modelam o mesmo. Isso funciona muito bem para problemas triviais, dos quais temos o universo possível de variáveis e temos um ambiente constante, no qual é possível parametrizar a entradas e saídas. Agora imagine você poder escrever um código que irá sozinho descobrir como resolver aquele problema e depois de certo treinamento fará a tarefa bem melhor do que o humano ou do que seu algorítimo inicial. Essa é a grande magia da inteligência artificial (IA).
Desta forma é necessária a capacitação e melhoria contínua da habilidade dos programadores com a tecnologia. Esta série “O futuro da programação” tentará ilustrar um pouco desse universo, por meio de bibliotecas e exemplos.
Leave a Reply